Por que alguns líderes constroem tantos excepcionais – e outros não
Autores: Jaime Roca e Sari Wilde
“Ensinamos aos nossos alunos que o gerenciamento pode ser uma profissão nobre, e O Gerente Conector fornece um guia para esse objetivo.”— DEREK VAN BEVER, palestrante sênior e diretor do Forum for Growth & Innovation na Harvard Business School
“Este livro é incrível, extremamente envolvente, e fará com que mesmo os líderes e os gurus de gerenciamento mais experientes questionem as suas filosofias.”— MATT DIXON, superintendente de produtos e pesquisa na Tethr e coautor de A Venda Desafiadora
“O Gerente Conector é um daqueles livros raros, que conseguem surpreender. Você ficará por dentro das surpreendentes práticas de um pequeno grupo de gerentes que são excepcionais desenvolvedores de talentos.”— JAY A. CONGER, coautor de The High Potential’s Advantage
“O Gerente Conector ensina aos líderes como usar o poder das conexões a favor do desenvolvimento. É uma leitura fantástica que se mostra, ao mesmo tempo, ambiciosa e prática para os líderes de hoje.”— ROB CROSS, professor Edward A. Madden de Liderança Global na Babson College e autor de The Hidden Power of Social Networks
Há quatro tipos de gerente. Um deles apresenta desempenho muito pior do que os demais, outro tem resultados significativamente melhores. Qual tipo de gerente é você?
Por meio de um estudo inédito de larga escala com mais de 9 mil pessoas, os analistas da Gartner, uma empresa global de pesquisa e consultoria, classificaram todos os gerentes em quatro categorias:
- Professores, que desenvolvem as habilidades dos seus funcionários com base na sua própria expertise e direcionam esse desenvolvimento a um caminho evolutivo parecido com o seu.
- Líderes de torcida, que oferecem feedback positivo enquanto adotam uma abordagem mais descompromissada em relação ao desenvolvimento do funcionário.
- Disponíveis, que fornecem feedback e treinamento contínuo acerca de todos os aspectos de desempenho do funcionário.
- Conectores, que oferecem feedback dentro da sua área de especialidade, ao mesmo tempo que estabelecem conexões entre funcionários de outras equipes ou empresas, ajudando-os a encontrar alguém adequado para a sua necessidade específica.
Por mais que os quatro tipos de gerente sejam, de certa forma, distribuídos uniformemente, o gerente conector sempre supera as outras categorias com uma margem significativa. Enquanto isso, os gerentes disponíveis costumam ter dificuldades para que os seus funcionários cresçam na empresa. Por que isso acontece?
Lançando mão da sua pesquisa inovadora baseada em dados, assim como estudos de casos aprofundados e diversas entrevistas com gerentes e funcionários de empresas como IBM, Accenture e eBay, os autores mostram quais comportamentos definem um gerente conector e por que eles conseguem construir equipes poderosas. Também mostram por que outros tipos de gerentes não são tão eficientes quanto os conectores, e como podem adotar comportamentos comuns desta categoria para atingirem maior eficácia na formação de equipes.
Ao longo deste livro, forneceremos a você, gerente, um roteiro novo e aprimorado para coaching e desenvolvimento. No Capítulo 1, exploraremos como cada gerente, independentemente do nível, setor ou localização, segue uma das quatro abordagens de coaching e desenvolvimento com os funcionários. No Capítulo 2, discutiremos por que o gerente disponível, que tem sido considerado o modelo correto para melhorar o desempenho do funcionário, realmente causa mais problemas do que soluções. No Capítulo 3, revelaremos o que os gerentes conectores fazem de diferente para atingir níveis muito mais altos de desempenho da equipe. Os Capítulos 4, 5 e 6 servirão como o seu “manual” para se tornar um gerente conector. Como parte disso, compartilharemos a nossa pesquisa, assim como diversas histórias reais de um variado grupo de gerentes conectores.