como prever a irracionalidade do mercado e criar soluções financeiras humanizadas
Autor(es): Martin Casals Iglesias e Gabriel K. Padovesi
POUCOS TEMAS GERAM TRANSFORMAÇÕES TÃO SIGNIFICATIVAS QUANTO A ECONOMIA COMPORTAMENTAL
Compreender seus conceitos é como ser levado diante de um espelho, onde poderemos reconhecer nossas características mais profundas. O dinheiro faz parte da vida de todos e as maneiras como o utilizamos refletem intensamente em nossos comportamentos.
Não é raro vivenciarmos o fascínio daqueles que estão sendo introduzidos ao tema. É uma autodescoberta. Um sinal de que vamos todos falhar em algumas de nossas percepções, julgamentos e decisões.
Ao assumirmos essa humildade, ganhamos sabedoria para reconhecermos as armadilhas às quais somos mais suscetíveis.
A Economia Comportamental tem o condão de nos fazer revisitar eventos passados sob uma nova perspectiva. Depois de compreendê-la, as crises financeiras e bolhas são revistas sob um outro prisma e nós adquirimos uma certa desconfiança quanto às perspectivas futuras, o que nos torna investidores mais preparados.
Se é fácil adotarmos esses conceitos na vida pessoal, ocorre o oposto na esfera profissional. Heurísticas e vieses têm um quê abstrato que torna difícil implementá-los em Produtos Digitais ou Financeiros e até mesmo na Assessoria Humana.
Finanças Comportamentais e Arquitetura de Escolha é um atalho para aqueles que querem mergulhar nesse mundo com rapidez e profundidade, mas não sabem por onde começar.