a história de Anderson Baumgartner, fundador da maior agência de modelos e de celebridades do Brasil em depoimento a Maurício Oliveira
Bartelt, Anderson Fancelli Baumgartner (Autor), Oliveira, Maurício (Autor)
–
De uma tragédia devastadora na infância ao brilho como agente de grandes estrelas da moda e do entretenimento.
Conhecido pelos amigos como Dando, seu apelido desde a infância, Anderson é fundador e líder das agências Way Model e Way Star. O cast da Way Model conta com nomes de primeira grandeza no cenário nacional da moda, como Carol Trentini, Alessandra Ambrósio, Sasha Meneghel e Marlon Teixeira. Já a Way Star, voltada à gestão da carreira de artistas, cuida de estrelas como Tatá Werneck e Monica Martelli.
O projeto nasceu dos pedidos de amigos para que ele registrasse em livro sua história de vida. Um pedido, em especial, foi marcante: o do seu grande amigo Paulo Gustavo, ator e comediante que seria tragicamente vitimado pela covid-19. Materializar o projeto é uma forma de homenagear uma pessoa tão querida.
Foi também Paulo Gustavo que o convenceu a cuidar de artistas, e não apenas de modelos. Anderson sempre achou que essa vertente não era para ele. Tanto que sempre dizia as modelos que viravam atores e atrizes, como Aline Moraes e Paulo Vilhena, que dali em diante deveriam procurar empresários para cuidar da sequência da carreira.
Paulo Gustavo tanto insistiu para que Anderson cuidasse da carreira dele – fez quase uma “lavagem cerebral” durante uma viagem dos dois casais para a Europa –, que ele finalmente acabou aceitando a ideia. Nascia, assim, a Way Star, uma verdadeira boutique de celebridades, com clientes cuidadosamente selecionados.
A história de Anderson será desenvolvida a partir de depoimentos do próprio Anderson e de aproximadamente dez outras fontes intimamente ligadas à trajetória pessoal e profissional do personagem. Nascido em 1978 em Itajaí, cidade litorânea catarinense, ele tem uma história de perseverança e superação.
Quanto tinha dez anos, perdeu a mãe numa tragédia inesperada – um choque elétrico na máquina de lavar roupas. Além da tristeza e do trauma, o episódio provocou uma grande desestruturação familiar. Anderson acabou sendo adotado pela família de Fábio, o colega de classe mais próximo.
Na adolescência, ao ver na TV o clipe de Freedom!, hit do cantor inglês George Michael, Anderson ficou de tal maneira encantado que descobriu naquele momento o que queria fazer pelo resto da vida: participar de alguma forma do universo fashion. Inspirado no ensaio fotográfico da edição de janeiro de 1990 da Vogue britânica, o clipe teve a participação das mesmas cinco supermodels: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Cindy Crawford, Tatjana Patitz e Christy Turlington.
Anderson começou a se aproximar do universo local da moda e decidiu ir buscar emprego em São Paulo. Conseguiu uma primeira oportunidade, como “faz-tudo” numa agência estrangeira que estava abrindo uma filial em São Paulo. Depois de nove anos de muita dedicação, foi crescendo na agência e consolidou-se como referência no mercado.
Quando decidiu abrir a própria agência, inaugurada em dezembro de 2007, ele atraiu um grande número de modelos, a ponto de ser a agência com mais modelos na São Paulo Fashion Week realizada no mês seguinte. O irmão Fábio veio com ele para São Paulo (trabalharam juntos por sete anos), tornou-se um respeitado fotógrafo de moda e casou-se com a modelo Carol Trentini, com quem tem dois filhos – ambos afilhados de Anderson.