o que toda a gente precisa de saber
Yekelchyk, Serhy (Autor)
–
A invasão da Ucrânia de 24 de fevereiro de 2022 pelo Exército russo apanhou muita gente de surpresa. Não parecia verosímil que, em pleno século XXI, um país soberano invadisse, sem razão aparente, outro país soberano, menos ainda no continente europeu. No entanto, para os menos distraídos, este desfecho era há muito previsível. Neste livro indispensável, Serhy Yekelchyk dá-nos as coordenadas essenciais para a compreensão das forças que moldaram a política contemporânea nesta parte do mundo, explorando de forma simples e acessível os antecedentes da que se tornou a primeira guerra em território europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
A sabedoria convencional dita que as crises políticas na Ucrânia podem ser explicadas pelas diferenças linguísticas e lealdades políticas fragmentadas que há muito dividem o país. No entanto, esta teoria obscurece o verdadeiro significado da recente revolução cívica ucraniana e a dimensão internacional do conflito. A revolução de 2013-14 representou um desafio tanto democrático como geopolítico para os poderes autoritários da Rússia. Na realidade, o conflito político na Ucrânia é reflexo de uma discórdia global, resultante de diferentes pontos de vista sobre o poder do Estado, a sociedade civil e a democracia.
Numa série de perguntas e respostas a questões que todos nós nos colocamos quando confrontados com as notícias sobre a guerra em curso, Ucrânia – O que Toda a Gente Precisa de Saber explora os acontecimentos mais relevantes da história deste território, desde os primórdios até ao final do primeiro ano de mandato do presidente Zelensky, quando todas as peças do que veio depois a desencadear-se estavam já em cima do tabuleiro, à espera da ordem de partida.