O seu portal de conhecimento

Notícias & Arquivos

Como escrever um projeto de pesquisa qualitativa

Como transformar uma ideia em um projeto de pesquisa?

Estas e outras dúvidas são tratadas neste livro, que apresenta métodos de pesquisa qualitativa, ou seja, ferramentas com o potencial de descomplicar o desenvolvimento de sua pesquisa qualitativa. Para isto, este livro utiliza o gênero narrativa de ficção, bem como representações gráficas, visuais, fotos, narrativas, delimitações temporais, e tabela de uso de dados para facilitar o entendimento e tornar a leitura prazerosa.

Sugere-se que projetos de pesquisa qualitativa – rigorosos e estéticos – devem percorrer, pelo menos, quatro passos não-lineares de tipo ideal: acesso ao campo; revisão da literatura; coleta/análise dos dados; e, finalmente, a redação da pesquisa. A narrativa de ficção possibilita apresentar os passos por meio de diferentes enredos, em que personagens fictícios lidam com problemas reais, emoções e ambiguidades em instituições tão diversas como escolas, hospitais e organizações não-governamentais ao, efetivamente, pôr a mão na massa: realizar e redigir uma pesquisa qualitativa. O intuito é que a narrativa do livro possa incluir leitores e facilitar o desenvolvimento de pesquisas qualitativas.

Ao ler o livro, convido-lhe a colocar-se no lugar dos personagens, vivenciando a busca deles por um final feliz para suas pesquisas. Utilize os templates inscritos no livro, como o roteiro de entrevista e a ficha de observação, para pensar sua pesquisa. Idealize e construa, com este livro e seus enredos, sua investigação qualitativa. Entenda, sobretudo, que o conhecimento não está no livro ou nas lições dadas por seus personagens, mas na interpretação que os leitores fazem do livro e dos acontecimentos dramáticos narrados: que sua leitura impacte positivamente na construção da sua pesquisa!